O que é uma Comunicação Eficaz e o que ela pode fazer em pequenos negócios?


Comunicação eficaz para pequenos negócios

A Comunicação eficaz é um dos principais requisitos para que pequenos negócios mantenham um bom relacionamento positivos com seus clientes, colaboradores e demais stakeholders.

Aprimorar a forma como nos comunicamos com os outros pode reduzir inúmeros conflitos entre as pessoas envolvidas, além de ter as necessidades da empresa sendo atendidas conforme esperado.

E hoje, nós iremos mostrar como é desenvolver essa estratégia importante para o seu negócio. Continue lendo para entender!

O que é Comunicação Eficaz? Quais os benefícios para sua empresa?

Nos últimos anos, as empresas passaram a se preocupar cada vez mais com seus processos comunicacionais.

A comunicação no mundo dos negócios se baseia em manter todos os colaboradores informados para que eles tenham eficácia em suas atividades que colaborarem com os objetivos da empresa.

Nesse caso, a comunicação eficaz pode ser entendida como a arte que influencia a atitude das pessoas.

E um dos maiores erros dos donos de empresa ou líderes de equipe é achar a comunicação só acontece através de conversas formais, informais, emissão de documentos importantes, ligações e reuniões em grupo. Ou que algumas informações devem ser restringidas dos seus colaboradores. 

A informação pode ser vista como o "oxigênio" do negócio, algo essencial para a sua sobrevivência, organização e eficiência.

E existe uma grande diferença entre segurança das informações versus conhecimento compartilhado, o que acaba gerando ruído porque os colaboradores passam a perguntar na rádio peão todas as informações que elas queriam ouvir dos gestores da empresa.


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Essa atitude é uma bola de neve, porque o "telefone sem fio" impacta na confiança da equipe, prejudica o desempenho dela e faz com que ela não se sinta parte integrante do processo.

Quando os colaboradores compreendem as decisões tomadas pela liderança e as razões que podem afeta-las, então, eles dão o melhor para o sucesso da equipe.

A boa comunicação garante a assertividade dos processos internos e impacta os resultados com base na execução das atividades bem alinhadas.

A comunicação eficaz é aquela que usa de técnicas de assertividade e de uma linguagem mais empática (comunicação não-violenta) para que se reduza os conflitos e ruídos, além de que evita juízos de valor no entendimento por parte da equipe. 

Como colocar em prática a arte da Comunicação Eficaz?

Nenhum negócio será capaz de chegar longe, se as pessoas que estão envolvidas não saberem se relacionar.

Se for o caso de um líder, ele precisa se comunicar com clareza. Quem está na linha de frente com as vendas precisa aprender a ouvir o próprio cliente e quem trabalha sozinho (MEI ou autônomo), precisa vestir a camisa sobre como gerir bem a interação com parceiros.

Uma coisa importante sobre a comunicação eficaz é que não é só o emissor quem comunica!

A participação do receptor é muito importante nesse processo e saber como ele entendeu a informação é um uma tarefa imprescindível na arte da Comunicação Eficaz.

Por isso, independente do porte do seu negócio, invista e MUITO na cultura do feedback.

Saber ouvir o que o outro tem a dizer, nos traz clareza sobre como tanto a informação quanto nós mesmos estamos sendo percebidos por quem nos ouve/lê.

Para colocar em prática a arte da Comunicação Eficaz fale com clareza, mas também, assegure-se do retorno da mensagem que foi transmitida. Para isso, confira essas dicas:


  1. Tenha uma boa dicção e tente ser o mais claro possível
  2. Planeje reuniões para que a equipe sinta que sairá de lá bem informado
  3. Saiba evidenciar as lições aprendidas e compartilhe conhecimento
  4. Seja bom ouvinte durante as trocas de informações
  5. Adote um espírito colaborativo
  6. Cultive bons relacionamentos com os envolvidos
  7. Peça relatório periódicos das demandas dos envolvidos
  8. Invista em Coaching/Mentoria de Comunicação para Pequenos Negócios

O que a Mentoria de Comunicação pode fazer para meu Negócio?

O Mentoria de Comunicação Eficaz para Pequenos Negócios utiliza de uma metodologia integrada para o desenvolvimento de Pessoas & Negócios do sistema ISOR e trabalha os seguintes aspectos: 

  • Assertividade
  • Desenvolvimento do clima interno como um todo e transformação das organizações num excelente lugar para trabalhar
  • Desenvolvimento da Performance de Líderes na tomada de decisões
  • Ampliação da mentalidade para pequenos negócios em busca de competitividade no mercado
  • Superação de conflitos para atividades em ambientes organizacionais ou atividades autônomas
  • Construção de equipes

Pequena empresa que possui 5 colaboradores (em média) pode aplicar a comunicação eficaz através do pacote de Mentoria em grupo (entre colaboradores e líderes) da VD Comunicação.

Mas para que você tenha uma proposta mais alinhada com o panorama real da comunicação do seu negócio, entre contato comigo via WhatsApp para que juntos possamos levar sua empresa para um outro nível!

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