O que é e como usar a comunicação integrada de marketing para pequenos negócios

VD Comunicação Integrada de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing

A Comunicação integrada de Marketing (CIM) é uma estratégia imprescindível para que pequenos negócios alcancem vantagens competitivas no mercado em que estão inseridos. Continue lendo para entender!

Antes de avançarmos para o importante processo estratégico com foco nas sete ferramentas que visam o aumento da demanda e o fortalecimento da imagem das empresas diante dos seus públicos, nós vamos compreender melhor o que é o planejamento dessas estratégias.

Planejamento Estratégico é um processo que analisa o potencial competitivo das empresas com foco nas oportunidades, forças, fraquezas e ameaças para elas. Tais informações quando coletadas servem como embasamento para criação de objetivos e definição de metas para atingi-los.

Quando pensamos em ter uma Comunicação Integrada de Marketing (CIM) completamente estruturada, nós temos que ter ciência de que estamos falando um planejamento que oriente e potencialize a atuação integrada de 7 ferramentas que são:

  • Relações Públicas
  • Publicidade e Propaganda
  • Vendas Pessoais
  • Promoção de Vendas
  • Marketing Direito
  • Marketing Digital


As pequenas e grandes empresas são imprescindíveis para o desenvolvimento de qualquer país, uma vez que, elas são geradoras de emprego e renda para a região.

Diante dessa afirmativa, os pequenos negócios devem considerar sua extrema importância para a economia brasileira e pensar que agora mais do que nunca eles precisam profissionalizar todos os setores de gerenciamento e, isso inclui pensar na Comunicação e Marketing.

O sucesso de todo e qualquer negócio está diretamente relacionado ao desempenho daquele que o comanda. Isso significa que é preciso manter-se atualizado sobre tudo o que envolve o empreendimento.

É fundamental ter uma visão global de mercado, criatividade e compreender o papel do marketing para impulsionar a demanda pelos seus produtos e serviços, e também, a função da comunicação para informar isso para o público (seja ele interno ou externo!).

 PINTEREST - VD Comunicação

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma expansão do elemento “promoção” do mix de marketing e caracteriza-se como um processo que tem o foco no planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação das estratégias adotadas.

O objetivo de curto prazo para investir no CI é ter retornos financeiros e a longo prazo é ter a sua marca fortalecida no mercado, uma vez que, o Plano de Comunicação Integrada de Marketing é algo abrangente e possui um alto valor agregado para qualquer empresa que pretende se comunicar de forma consistente com o seu mercado.

A fim de demonstrar a viabilidade e a importância da implantação da Comunicação Integrada de Marketing como estratégia para pequenos negócios, a VD Comunicação oferece Consultoria na elaboração de um Plano de Ações Comunicacionais de curto, médio e/ou longo prazo para a sua empresa, baseando-se na análise sobre a realidade do seu empreendimento.

Para que você tenha uma proposta mais alinhada com o panorama real da comunicação do seu negócio, entre contato comigo via WhatsApp para que juntos possamos levar sua empresa para um outro nível!


 WhatsApp VD Comunicação para Pequenos Negócios