O que é comunicação? Entenda mais a importância de geri-la em pequenas empresas

Gestão da Comunicação para Pequenos Negócios
Gestão da Comunicação para Pequenos Negócios

Gestão da Comunicação é a ferramenta de sucesso para pequenas empresas que desejam gerir imagem, posicionar corretamente a marca, liderar bem a equipe, aparecer na mídia e alavancar as vendas. E no post de hoje falaremos exatamente sobre tudo isso. Veja abaixo a importância dessa estratégia e porque você deve gerir a comunicação do seu negócio.


Como a evolução da espécie humana, as nossas formas de nos comunicar também passaram por inúmeras mudanças ao longo do tempo.

Durante anos, nós só utilizávamos a comunicação corporal como meio de transmitir as nossas informações.

A partir do momento que passamos a ter mais percepção sobre o nosso corpo, compreendemos que os sons emitidos por nós - ainda que sem palavras- também eram instrumentos de comunicação.

Fizemos também uso de sons do tambor, desenhos em pedras e sinais de fumaças para informar algo para as demais pessoas.

A palavra comunicação origina do latim communicatio que significa "está encarregado de".

A comunicação (comum+ação), que traduz-se como uma ação em comum, é um processo de troca de informações entre duas ou mais partes interessadas, sendo assim, uma via de mão dupla com um emissor e um receptor.


A comunicação é sobre saber entender a quem será comunicado, para assim, a gente adequar a linguagem (coloquial ou formal) e escolher o canal mais adequado.


A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruído possível”. (COMUNICAÇÃO, 2008)


Agora, se algum deles falhar, poderá surgir algum ruído na mensagem que deveria ser transmitida. O ruído é qualquer distorção ou interferência no entendimento daquilo que foi comunicado.

Uma vez que a informação foi transmitida, o receptor irá processá-la e fazer uso da mesma, conforme sua necessidade.

Agora é importante lembrar aqui que tanto o transmissor quanto o receptor precisam ter preocupação e cuidado em relação à comunicação (transmitir as informações de modo assertivo, mas o receptor também perceber se compreendeu corretamente) para que se obtenha o sucesso no processo dessas informações.

Quando trazemos esse cenário de ruído de mensagens para o mundo do empreendedorismo, fazer a gestão da comunicação se torna uma ferramenta essencial para o sucesso de empresas e ela pode ser praticada independente do porte do negócio.


 PINTEREST VD COMUNICACAO


Nesse caso, o emissor é um indivíduo (MEI e autônomos) ou empresa, que tenha interesse em comunicar algo. E o receptor é a sociedade, fornecedores, equipe interna e os seus clientes.

Na comunicação para pequenos negócios, uma pessoa pode enviar a mensagem em nome da empresa e ele será o responsável por prepará-la, codifica-la em palavras, sons ou imagens e inseri-la no meio de transmissão mais apropriado.

E essa pessoa pode ser um Assessor de Comunicação e/ou de Imprensa, como também um Produtor de Conteúdo Digital (caso o foco seja só web)

Quando falamos na eficácia de gerir a comunicação das empresas, constantemente me deparo com algumas dúvidas ou objeções de donos de pequenos negócios, como:

“ah, mas isso não é para mim ou para meu negócio”, “nós nem tempos porte para isso”, “comunicação é investimento se a empresa for de pequeno porte”, e por aí vai.

A verdade é que a comunicação é a ferramenta de toda a espécie humana e uma vez que nós temos que falar, ensinar, liderar, vender ou negociar algo com outros seres humanos, significa que, para um negócio prosperar ele precisa que a mensagem transmitida seja sempre assertiva.

Gerir a comunicação significa compreender que o que falamos ou escrevemos precisa ser entendido. Significa também saber se fomos entendidos conforme queríamos.

Quando grandes empresas utilizam da comunicação como estratégia a favor dos negócios, significa que elas perceberam que os processos comunicacionais internos e externos podem impactar seus resultados, seja lá quais foram os objetivos e metas pré-estabelecidos.

O que pequenas empresas precisam é: adotar uma mentalidade empreendedora e enxergar seus empreendimentos como negócios reais, que precisam de práticas e atividades empresariais inerentes aos seus objetivos. 

A gestão da comunicação para pequenos negócios tem foco em organizar os processos, recursos e pessoas para potencializar a comunicação da empresa, como também, definir como ela será percebida e entendida por todos os stakeholders a ela ligados, de clientes a parceiros, sociedade civil, imprensa e até mesmo os seus concorrentes.

Durante meus quase 10 anos de carreira, eu pude perceber e vivenciar o planejamento e a elaboração de estratégias assertivas para diversos públicos das empresas que trabalhei.

E durante minha jornada de intercâmbio profissional no programa executivo de Marketing, da Universidade de Akron (EUA), consegui absorver como empresas americanas de pequeno porte estão compreendendo que as ferramentas de comunicação integrada de marketing têm sido exitosas.

As estratégias utilizadas por elas têm colaborado para que elas posicionem corretamente suas marcas, apareçam na mídia, alavanquem suas vendas, gerenciem a comunicação interna com eficiência para liderar bem a equipe e trabalhem corretamente a imagem.

E como hoje vivemos em um mundo globalizado, esses cases de sucesso podem com toda certeza, serem replicados e adaptados para a nossa realidade brasileira.

As lições aprendidas dessa experiência abrem frente para uma prestação de serviço personalizada e exclusiva da VD Comunicação para a sua empresa.

Então, se você quiser saber um pouco mais sobre como podemos pensar na gestão comunicação do seu negócio (seja você MEI, autônomo ou dono de uma microempresa na Bahia), entre contato comigo via WhatsApp para que juntos possamos levar sua empresa para um outro nível.

VD Comunicação WhatsApp