O que é a Comunicação Corporativa e porque adotar essa estratégia em pequenas empresas

A comunicação Corporativa é uma importante estratégia empresarial voltada para a consolidação da identidade de uma organização, principalmente, porque ela cria uma percepção favorável entre uma marca e seus investidores, colaboradores, clientes e também a sociedade.

Essa estratégia é definida como uma soma de atividades envolvidas no gerenciamento de comunicações internas e externas de uma organização, e no post de hoje falaremos sobre o que é a Comunicação Corporativa e porque adotar essa estratégia em pequenas empresas.

A Comunicação Corporativa diz respeito à gestão da comunicação com diferentes grupos-alvo: relações públicas (imprensa), assuntos públicos (autoridades), relações com investidores (investidores), comunicação com o mercado de trabalho (futuros funcionários), publicidade corporativa (todas as partes interessadas), comunicação ambiental (autoridades e sociedade) e interna (comunicação com funcionários).

Construindo uma reputação positiva


A Comunicação Corporativa engloba métodos e processos voltados à promoção de uma empresa, sempre alinhados com o posicionamento da marca e a sua aceitabilidade no mercado.

A intenção em todos os momentos é projetar uma mensagem unificada para construir uma reputação positiva da marca.

Quando bem planejada e executada, essa estratégia ajuda a destacar os ganhos e as conquistas anuais de uma empresa, sua lista de produtos e serviços e seus esforços de filantropia e de alcance comunitário.

Identidade Corporativa de longo prazo


A Comunicação Corporativa é geralmente reconhecida como o melhor método possível para construir uma identidade corporativa de longo prazo.

Uma estratégia de Comunicação Corporativa bem articulada e consistente, juntamente com campanhas de publicidade e relações públicas maiores, reforça uma imagem positiva sobre a sua empresa.

Essa prática ajudou empresas, corporações e até startups a desenvolverem e manterem identidades de marcas corporativas exclusivas.

Iniciativas de Comunicação Corporativa estratégicas, oportunas e bem orquestradas ajudaram as empresas a limitar as consequências negativas de erros de mercado, cenários de crise ou declarações impróprias ou polêmicas por parte de executivos-chave de negócios.

Um recurso de influência


Os principais gestores de um negócio desempenham um papel influente na criação das estratégias de comunicação corporativa.

A administração da empresa pode oferecer insumos estratégicos e sugestões para ajustar programas específicos e comunicar os principais destaques do seu negócio.

A equipe de comunicação aproveita essas informações e as traduz para o público mais apropriado, seja ele clientes, investidores, fornecedores e/ou funcionários.

A relação entre a alta administração de qualquer empresa e a equipe de comunicação é vital para o compartilhamento de vitórias do negócio.

Se destaque em um mercado altamente competitivo

Uma prática de comunicação corporativa bem gerenciada, flexível e sustentada pode obter benefícios de médio e longo prazo.

Ele permite que uma empresa tenha uma identidade distinta em um ambiente de mercado lotado e intensamente competitivo.

Os clientes são mais leais à empresa e geralmente se sentem positivos em comprar ou consumir os produtos e serviços da empresa.

Os investidores empresariais permanecem comprometidos em investir na empresa. Os acionistas permanecem confiantes sobre as capacidades dos principais executivos e as perspectivas de longo prazo e lucratividade da empresa.

E isso serve para pequenos negócios?

Não importa quão pequeno seja, todas as empresas exigem e contam com comunicação efetiva para continuar operando.

De reuniões confidenciais entre os gerentes, para informar os funcionários sobre novas políticas e regulamentações, as empresas devem buscar soluções de comunicação corporativa que não apenas garantam que as mensagens sejam enviadas e entregues, mas que as mensagens sejam lidas e compreendidas.

Para promover o trabalho em equipe, a colaboração e a produtividade dos funcionários, as empresas agora precisam analisar as soluções de comunicação corporativa existem no mercado e adapta-las para a realidade dos seus negócios.


Por que contratar profissionais especializados em Comunicação Corporativa?


Ter um profissional especializado é o principal facilitador de qualquer esforço de comunicação corporativa, independente do porte da empresa.

Esses profissionais planejam, desenvolvem e revisam várias iniciativas e entendem a necessidade de ser flexível, levando em conta os ambientes de negócios em evolução e as mudanças dentro das empresas.

A equipe elabora comunicados à imprensa, prepara briefs executivos para os donos do negócio, produzem editoriais, criam postagens em mídias sociais, gerencia campanhas de Relações Públicas e também organiza coletivas de imprensa e entrevistas em publicações ou canais relevantes do setor em que a empresa atua.

Os comunicadores corporativos monitoram jornais, telejornais e outros canais para ver o que a mídia está dizendo sobre a empresa e a partir daí elaborar estratégias para lidar com a desinformação desses veículos em relação ao negócio.

Construir relações com os clientes e responder a perguntas do público se enquadram nas funções desses profissionais de comunicação corporativa. Os deveres nesta área incluem a produção de boletins informativos, brochuras e outros materiais impressos concebidos para o público em geral.

Os comunicadores corporativos também gerenciam o site da empresa, produzem conteúdo e lidam com a presença na mídia social, o que inclui monitorar o que clientes e público geral estão dizendo sobre a empresa nas redes sociais e responder as postagens imprecisas ou solicitações de informações.

Os profissionais de comunicação podem responder diretamente a chamadas e e-mails de cidadãos e clientes com perguntas sobre os planos ou atividades de uma empresa. Eles organizam os palestrantes da empresa para fazer apresentações para grupos comunitários locais e podem facilitar visitas em grupo das operações de uma empresa.

Quando ocorre um evento que ameaça a segurança pública ou a reputação de uma empresa, os comunicadores corporativos funcionam como consultores para CEOs e líderes seniores no gerenciamento da crise.

O treinamento especial em questões exclusivas da comunicação de crise ajuda os comunicadores corporativos a se prepararem para eventos como derramamentos de produtos químicos, violência no local de trabalho, morte acidental no trabalho, anúncios de demissões e alegações de irregularidades na empresa.

Eles freqüentemente trabalham com funcionários em todas as suas organizações para desenvolver planos de comunicação de crise antes que ocorram desastres.

Uma crise pode exigir que a equipe de comunicação trabalhe com advogados, reguladores do governo, autoridades políticas, pessoal de resposta a emergências e pessoal de comunicação de outras empresas ao desenvolver mensagens de crise.

Além de veicular as mensagens de uma empresa para audiências externas, os comunicadores corporativos também podem ser chamados para funcionar como gerentes de comunicação de funcionários, o que inclui criar publicações impressas e escrever e-mails para anunciar notícias da empresa, informações sobre benefícios e oportunidades de treinamento.

Os comunicadores corporativos podem facilitar grupos focais para aprender quais assuntos são mais importantes para os funcionários da linha de frente e também podem aconselhar os líderes/donos da empresa sobre como melhorar o relacionamento com sua equipe e obter apoio para suas iniciativas.

Caso tenha, a equipe de comunicação corporativa também pode gerenciar a Intranet e os blogs internos de uma empresa.

O que a VD pode fazer pela Comunicação Corporativa do meu negócio?

A fim de demonstrar a viabilidade e a importância da implantação e gestão da Comunicação Corporativa como estratégia para pequenos negócios, a VD Comunicação oferece Assessoria Mensal para a sua empresa adaptada à sua necessidade (público interno e externo).

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