Qual a importância da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho em pequenas empresas

A comunicação interpessoal é uma habilidade que abrange o quanto um indivíduo se comunica com os outros e é uma das habilidades profissionais mais importantes para o sucesso no ambiente de trabalho.

Em empresas e organizações de todos os portes, a comunicação interpessoal determina se uma equipe pode operar de maneira eficaz e atingir as principais metas de negócios.

Pequenas empresas são uma parte importante e integral parte da economia de todas as nações e para crescer, pequenas empresas devem evoluir sua organização, incorporando mudanças na estrutura de gerenciamento, planejamento operacional, de controle e estabelecer processos de comunicação interna (Hanks 1990; Steinmetz 1969).

A comunicação interpessoal é toda sobre a troca de pensamentos e idéias entre indivíduos usando uma variedade de métodos, incluindo palavras, variação tonal, expressões faciais, gestos e linguagem corporal.

A comunicação interpessoal e as habilidades para se relacionar com os outros não são apenas importantes para um indivíduo, mas estão no cerne do sucesso de uma organização.

Quando a comunicação interpessoal no local de trabalho é eficaz, ela torna as operações mais eficientes e o trabalho em equipe não é apenas possível, mas também mais fácil.

A capacidade das funções-chave de uma empresa para operar de forma mais eficiente é fundada diretamente na capacidade das pessoas que executam essas funções se comunicarem de maneira eficiente umas com as outras.

Isso inclui funções como a resolução de conflitos, vendas e gerenciamento.

Por que os relacionamentos interpessoais são importantes em um ambiente de trabalho?


Nenhum indivíduo pode trabalhar sozinho. Os seres humanos, ao contrário das máquinas, não podem trabalhar sem ocasionalmente precisar de alguém com quem compartilhar seus pensamentos e sentimentos. 

Nós somos criaturas sociais por natureza, e por isso estamos propensos a ser mais ansiosos e estressados em um ambiente isolado.

Com o tipo certo de relacionamento interpessoal, os funcionários podem até acabar sendo mais produtivos do que se trabalhassem sozinhos por causa da sinergia que resulta do trabalho em equipe.

As relações interpessoais são necessárias porque permitem que as pessoas discutam problemas e ponderem os prós e contras de várias soluções alternativas antes de chegar ao nível ideal.

Brainstorming, por exemplo, funciona melhor quando é feito em um grupo ou fórum onde todos se sentem respeitados e livres para compartilhar suas idéias e opiniões.

As relações interpessoais, especialmente quando bem executadas, são importantes para que uma cultura da empresa prospere.

Com bons relacionamentos interpessoais, a cultura organizacional de fato se torna uma de positividade e sinergia.

Com relacionamentos interpessoais ruins, o ar se torna negatividade, confusão e conflito constante.

Isso acaba estragando o ambiente de trabalho, reduz a produtividade dos funcionários e afeta negativamente o resultado final da empresa.




Mas para que a comunicação interpessoal seja eficaz no local de trabalho, depende de cada um dos seguintes elementos:
  • Resolução de problemas e tomada de decisão

    Uma das melhores maneiras de manter relacionamentos profissionais é através da solução eficaz de problemas e tomada de decisões. Ambas as habilidades alinham os membros da equipe em direção a um objetivo comum. Se os líderes não conseguirem tomar as medidas necessárias para resolver problemas e tomar a decisão certa para a equipe, uma empresa não poderá funcionar com sucesso.

  • Ouvir

    Fortes habilidades de escuta são inestimáveis ​​para profissionais de negócios. Eles ajudam as pessoas a entender as mensagens enviadas e a agir de acordo. Se um gerente fornecer instruções, mas os membros da equipe não puderem ouvir e sintetizar as informações, surgirão obstáculos que podem inviabilizar projetos e causar consequências negativas.

  • Assertividade

    Um elemento comumente desvalorizado da comunicação interpessoal é a assertividade. A capacidade de influenciar os outros ajuda os líderes a direcionar a equipe para um objetivo comum. Estar disposto a assumir a responsabilidade e efetuar mudanças é uma das características de um líder empresarial.

  • Negociação

    Esta habilidade é um elemento chave na resolução de conflitos. Encontrar um terreno comum e identificar objetivos compartilhados pode ajudar os profissionais de negócios a trabalhar efetivamente com os outros.


Então, como melhorar a comunicação interpessoal no local de trabalho?


As relações interpessoais também são importantes!

Quando os funcionários têm um bom relacionamento interpessoal entre si e com o gerente, é provável que reconheçam um bom trabalho uns para os outros e parabenizem um ao outro por isso, além de ajudar a corrigir os erros um do outro.

Um elogio sincero pode levar sua empresa para bem longe quando se trata de motivar um indivíduo a fazer mais e ser mais. 

Aqui estão algumas maneiras como melhorar a sua comunicação interpessoal no ambiente de trabalho:

Pesquisa e plano: reúna fatos e dados relevantes para planejar conversas importantes. Isso ajuda a garantir clareza e precisão.

Determine seu público: considere a personalidade e a mentalidade dos colegas de trabalho antes de abordar uma conversa. Encontre o estilo de comunicação correto para sua situação específica. Algumas conversas se prestam a reuniões face a face, enquanto outras podem ser melhor realizadas por e-mail.

Auto-avaliação: Entenda seus próprios pontos fortes e fracos quando se trata de comunicação. Peça feedback honesto de colegas de trabalho e gerentes como uma oportunidade de aprendizado para melhor informar futuras interações.

Monitore as expectativas: mantenha os pressupostos e expectativas no mínimo antes de se envolver com um colega de trabalho. Você nunca sabe ao certo como alguém vai reagir, então esteja pronto para se adaptar conforme a situação exigir.

Desenvolvimento de habilidades através da Mentoria em Grupo da VD Comunicação

A Mentoria em Grupo ofertada pela VD Comunicação é uma maneira ideal para desenvolver habilidades de comunicação interpessoal dentro da sua empresa.

A VD Comunicação oferece o treinamento em equipe utilizando técnicas de Coaching Humanizado para a melhoria das relações interpessoais entre líderes e colaboradores e também entre os próprios colaboradores.

A ideia é que com exercícios práticos ajudam os participantes a desenvolverem habilidades do mundo real para o local de trabalho.

Se você estiver interessado em conhecer o treinamento de comunicação interpessoal para sua empresa como esse, considere a VD Comunicação e a nossa Mentoria em Grupo.

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