Para que serve a Comunicação Visual e como um Assessor de Comunicação pode também apoiar pequenos negócios

Você já parou para pensar em implementar recursos visuais  na comunicação do seu negócio? Se ainda não, você precisa considerar isso! Cartões de visita, apresentações, e-mails e qualquer outra forma de comunicação podem facilmente levar uma mensagem aparentemente simples e amplificada através da comunicação visual.

Dê uma olhada em algumas das muitas maneiras de usar recursos visuais em sua comunicação e entenda como um Assessor de Comunicação pode ajudar o seu negócio a prosperar.




Elementos visuais alinhadas às estratégias de comunicação são altamente eficazes no cumprimento do objetivo que é o de sempre fornecer conteúdo de qualidade para o nosso público. 

Quando você comunica uma mensagem ou processo sobre sua empresa por meio de recursos visuais, está ajudando os usuários a atingirem a meta de reunir o máximo de informações possível no menor tempo possível.

E como nos tempos atuais a maior parte do conteúdo de negócios é consumido on-line, um bom visual permitirá que os usuários analisem o conteúdo enquanto visualizam informações importantes e relevantes.

Como usar o conteúdo visual

Uma comunicação visual eficaz é mais do que apenas uma fotografia com uma manchete cativante. Também é mais do que apenas um vídeo com gráficos chamativos.

Embora cada um sirva a um propósito em sua caixa de ferramentas de marketing, eles nem sempre comunicam o que você quer, onde você quer e como você quer.

Externamente, as comunicações visuais podem se tornar uma ferramenta poderosa para atender aos seus objetivos de vendas e marketing.

Seja comunicando aos clientes sobre como seu produto ou serviço funciona ou até mesmo como ele pode se integrar ao ambiente de negócios existente.

Um bom diagrama ou gráfico pode ajudar a representar claramente os processos e eliminar a confusão do cliente.

Veja abaixo alguns exemplos legais para utilizar na sua comunicação visual externa:


  • Demonstrar produtos ou serviços
  • Ilustre as integrações de produtos
  • Destacar recursos e benefícios
  • Descrever um processo de compra
  • Fortalecer a identidade da empresa (Cartões de visita, folders e demais itens da papelaria)


Internamente, os recursos visuais podem ser tão eficazes quanto ao gerenciar suas operações de negócios. O Assessor de Comunicação pode solicitar a elaboração de gráficos de processos visuais para otimizar seus esforços, diagramas de mapeamento de decisão valiosos que mantêm as equipes de colaboração no caminho certo, além de personalizar fluxos de trabalho de funcionários e organogramas que comuniquem responsabilidades e potencial de colaboração para as equipes, por exemplo.

Exemplos de comunicações visuais internas podem incluir:

  • Organogramas
  • Roteiros de desenvolvimento de novos produtos
  • Documentação do processo dos negócios
  • Gerenciamento de campanhas de marketing
  • Fluxos de trabalho de produção
  • Fluxograma de processos comunicacionais
  • Processo interno de Vendas e atendimento ao cliente


Felizmente, para as pequenas empresas, as ferramentas de comunicação visual não são mais um recurso reservado para grandes empresas com grandes orçamentos ou com funcionários com qualificações especializadas.

E ainda que as empresas não compreendam como utilizar programas para produzir diagramas e gráficos eficazes, um Assessor de Comunicação é capaz de fazer isso por elas.

Um profissional com know-how para elaborar fluxogramas oferece a qualquer pequena empresa a capacidade de se comunicar visualmente com resultados profissionais através de documentos em PDF, arquivo de imagem ou até mesmo apresentação para PPT.


O futuro da Comunicação Visual para Pequenos Negócios

No atual cenário de negócios competitivo, é importante que as empresas busquem continuamente novas maneiras de se destacar e serem notadas pelos seus clientes, principalmente, para os pequenos negócios.

Contratar um profissional capacitado para utilizar ferramentas e tecnologia que podem ajudá-lo a obter uma imagem mais profissional com uma mensagem mais impactante é fundamental para as pequenas empresas.

As tendências crescentes de mídia social, sites interativos e equipes virtuais estão alimentando a exigência de produzir mais e mais conteúdo visualmente atraente.

E quanto mais variedade você criar em suas comunicações visuais, mais engajamento de usuário você poderá gerar no futuro.

Os visuais transmitem mensagens mais rapidamente do que as palavras. As imagens podem enviar uma mensagem imediatamente para o seu cérebro.

É mais provável que nos lembremos do conteúdo com imagens, pois elas são processadas 60.000 vezes mais rapidamente.

As pessoas têm pouca atenção, então, se você puder transmitir sua mensagem imediatamente, terá uma chance maior de alguém prestar atenção nela.

Como contratar a Assessoria da VD Comunicação pode te ajudar?


A maioria das pessoas não quer gastar o tempo necessário para ler uma mensagem e depois processá-la.

A utilização de recursos visuais ajuda o espectador a manter a mensagem mais clara do que se estivesse em formato escrito.

As imagens permanecem na sua memória de longo prazo, enquanto as palavras vão diretamente para a sua memória de curto prazo.

Em apenas duas semanas, apenas 20% das informações são lembradas quando são entregues via texto. No entanto, até 50% da mesma mensagem é retida quando os recursos visuais são usados.

Se você quer que sua mensagem seja lembrada, então a melhor estratégia é incluir recursos visuais juntamente com seu texto!

A VD Comunicação pode auxilia-lo com a gestão das suas redes sociais (trabalhando a imagem/vídeo + texto nas suas postagens), gerenciar a criação da identidade visual da marca, além de elaborar as suas apresentações comerciais, organograma da empresa, fluxograma de processos internos, bem como, os externos também.

Se você precisar de ajuda para impulsionar sua comunicação comercial de forma mais visual, entre em contato conosco hoje mesmo. Estamos aqui para ajudá-lo!

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