O que é comunicação assertiva e como ela funciona para pequenos negócios?

Adotar uma comunicação mais assertiva com o público interno e externo é uma prática que funciona super bem dentro dos pequenos negócios. E no post de hoje, nós dividiremos algumas dicas importantes para que você possa pensar nessa estratégia para o sucesso da sua empresa também.


Comunicação Assertiva para Pequenos Negócios


Ser assertivo no local de trabalho é um conceito frequentemente mal compreendido, pois muitos de nós confundem assertividade com agressividade e dominação. 

Todo mundo quer se sentir reconhecido e empoderado em seu local de trabalho, mas pesquisas afirmam que a maioria das pessoas se sente impotente e subjugada. Isso é porque eles são incapazes de se expressar com clareza e confiança.

Isso continua piorando à medida que você sobe na hierarquia e não encontra soluções no início de sua carreira.

Para entender melhor esse fenômeno, vamos falar aqui de alguns estilos de comunicação que usamos ​​regularmente com diferentes pessoas e em diferentes situações. Existem 4 padrões distintos nos estilos de comunicação:

Passivo

Um comunicador passivo costuma ficar reativo para evitar conflitos e tende a colocar suas necessidades por último. Eles se desculpam muito e as pessoas tiram muito proveito dessa característica deles, que na verdade tendem a pensar em si mesmos como pacificadores do setor, só que na realidade enviam uma mensagem de que seus sentimentos e opiniões não são tão importantes quanto a dos outros.

Agressivo

Um comunicador agressivo surge como um valentão, sempre desconsiderando opiniões e sentimentos de outros. Eles usam críticas, intimidação e humilhação para dominar quem estiver ao seu redor.

Passivo - Agressivo

Este é um estilo de comunicação freqüentemente visto em situações corporativas, quando alguém se sente impotente. O comportamento exibe uma mistura de concordância e resistência em que você é tranquilo e cooperativo por fora, mas na verdade se ressente da autoridade alheia por dentro. Desconfortáveis ​​com conflitos ou confrontos de qualquer tipo, as pessoas que exibem esse comportamento muitas vezes recorrem à manipulação, ao sarcasmo e aos jogos com outros para exercer poder ou subverter a autoridade.

Assertivo

Assertividade é visto como um equilíbrio entre passivo e agressivo. Ser assertivo é comunicar sua perspectiva e opiniões, mas sempre respeitando os outros. Pessoas assertivas comunicam suas opiniões sem desculpas e, por sua vez, permitem que os outros também digam. É o estilo de comunicação mais saudável, que todos desejam, visto como uma peça-chave para um ambiente de trabalho harmonioso, mas que infelizmente, é o mais subutilizado de todos!


Comunicação Assertiva para Pequenos Negócios


Então, quais são os parâmetros de comportamento assertivo que devemos adotar?

Eu diria que as três chaves para um comportamento mais assertivo para gestores de pequenos negócios são:

AVALIE SEUS PADRÕES

Reconheça situações em que você é incapaz de expressar sua opinião ou aproveite aquele momento quando você é agressivo para se analisar. Depois de reconhecer seu padrão de resposta, pense em uma resposta eficaz, diplomática, justa e assertiva a uma situação específica. Então, comece a reagir em situações levemente tensas, como falar em uma reunião de grupo e seguir em frente para se expressar em situações mais difíceis, como negociar com seu chefe.

SINCRONIZANDO SUA COMUNICAÇÃO VERBAL  COM A NÃO-VERBAL

Não-verbal. Observe como sua linguagem corporal está expressando a sua forma de se comunicar. As principais chaves não-verbais da comunicação assertiva são: contato visual, postura corporal não intimidante, gestos apropriados, voz bem modulada e um bom timing, para causa o melhor impacto da sua mensagem.

Verbal. Em uma situação crítica, quando você tem consciência de que precisa falar, anote o que quer dizer (seja na sua cabeça ou em uma folha de papel), para que você se expresse com coerência. Muitas vezes achamos que falar é bem diferente de simplesmente pensar, mas te garanto que nem sempre o que claro na sua cabeça pode não estar claro quando você fala. É melhor parar, analisar, repensar antes de falar!

Uma das técnicas comuns de desvalorização da sua comunicação é usar uma linguagem que reduz a importância do que você está dizendo. Por exemplo, a palavra "apenas" implica que algo é insignificante: "Eu apenas pensei ..." ou "Isso é apenas uma ideia ..."

É como se estivessem dando ao ouvinte um aviso de que o que está por vir é trivial e irrelevante. Outra técnica de desvalorização é usar frades com palavras como: "Eu posso estar errado, mas ..." ou "Isso pode parecer louco, mas ...".

Uma terceira maneira de colocar um ponto de interrogação no final de suas frases faz parecer que você está se questionando. Seja mais assertivo pois se você não tem certeza do que está dizendo, por que alguém te ouviria?

ESCOLHA SUAS BATALHAS

Conflitos são inevitáveis ​​quando as pessoas trabalham juntas. As duas coisas geralmente acontecem em tais situações: ou você acaba brigando por tudo ou empurra tudo para debaixo do tapete, evitando qualquer conflito, de modo que a questão e o ressentimento ficam ali, exatamente onde estão.

Em vez disso, faça uma lista de pontos de conflito e concentre-se em alguns pontos importantes que afetariam seu desempenho enquanto gestor ou o objetivo da equipe.

Se a questão estiver em um ponto específico, coloque a questão na frente da equipe e peça uma solução democrática para ver se todos concordam. Se o problema for com um colega, peça uma reunião em um ambiente informal, faça uma lista dos problemas que vocês estão enfrentando e conversem sobre isso.

Não diga "sim" apenas para agradar alguém, quando você realmente quer dizer NÃO!

Seja claro e específico sobre o que você quer dizer - cumpra o objetivo, mas leve tudo para o lado pessoal. Reconheça os pontos não negociáveis ​​para ambos e elabore um compromisso para que ambos acabem sentindo-se fortalecidos.

Apesar comunicação assertiva ser uma grande coisa, certifique-se de que você não está compensando demais e indo para a zona agressiva. Não ouça só a voz em sua cabeça; considere outros na situação.

Em segundo lugar, não tente imitar alguém que você acredita ser assertivo.

Em terceiro lugar, não se contente com situações em que você sabe que você está insatisfeito e não conseguir se manifestar de imediato. Volte e fale, mesmo depois que o contexto já tenha passado.

É fundamental que alguém saiba exatamente o que você pensa e e esforce-se para entender como você sente. Mais ainda quando você está em cargos de gerência, é dono do negócio e precisa lidar com equipes, fornecedores e clientes!

Precisando melhorar a sua comunicação e se tornar mais assertivo para o sucesso do seu negócio?


Aprender a ser mais assertivo - defender você mesmo sem parecer uma pessoa rude - não só lhe renderá respeito entre colegas de trabalho, mas também reduzirá seu estresse, fazendo você se sentir mais confiante sobre si mesmo e sobre suas interações com os outros.

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