A importância da comunicação interna nas pequenas empresas




Pequenas empresas também necessitam de uma boa comunicação interna para conseguirem atingir seus objetivos, em todas as direções e segmentos em que atuam. E todas dependem da atuação de seus colaboradores para que o andamento dos projetos, aconteçam corretamente. 

Isso ocorre em toda a área de atuação e quando se tem uma boa comunicação interna, o objetivo da empresa sempre será atingido.

Se você não se comunica corretamente, o seu colaborador não sabe qual o objetivo atingir e daí o seu cliente nunca será impactado. 

Mas, para que tudo possa fluir, você também precisa que seu colaborador esteja engajado no trabalho.

Cada vez mais, estudos comprovam que os colaboradores motivados trazem mais avanços e ganhos para as empresas do que aqueles que são esquecidos pelos cargos mais altos dentro da organização.

O trabalho da comunicação interna tem base nisso: motivar os colaboradores, mas, antes de tudo, ouvir as necessidades deles, é de suma importância.

Através de comunicados internos, os colaboradores entendem as necessidades dos diretores, e estes, dos colaboradores.

E essa comunicação de duas vias acontece de diversas formas, sendo um evento corporativo um bom momento e termômetro para entender a satisfação do colaborador com a empresa.

Qual funcionário participaria de algum evento interno (como comemorar o aniversário do mês, por exemplo) em um local que a insatisfação é geral?

Mas, quem deixaria de estar em um local para comemorar a promoção do colega, sendo que o ambiente é totalmente extrovertido, acolhedor e ótimo de estar? 

Afinal, o que é a comunicação interna?

 “A comunicação interna é uma vertente da comunicação empresarial, voltada aos colaboradores de uma empresa e que visa transmitir e compartilhar informações relevantes no ambiente corporativo.”

Num ambiente corporativo, a comunicação interna é voltada principalmente para repassar as informações e disseminar valores, propósitos e novidades, metas e dar feedback sobre os acontecimentos da empresa para os colaboradores, mantendo assim um discurso único, voltado ao desenvolvimento da empresa.

Essa comunicação pode ser feita de forma vertical (saindo da diretoria para os colaboradores) ou horizontal (entre funcionários de um mesmo nível hierárquico). 

Com essas formas de comunicação, espera-se manter uma organização empresarial alinhada entre todos os participantes da empresa, seja ele diretor ou colaborador, ou até mesmo um prestador de serviço.



E qual a importância de investir na comunicação interna? Listamos abaixo alguns benefícios desse investimento: 

- Aumenta a produtividade 


Quando os colaboradores se sentem valorizados e motivados pela comunicação interna, direcionada principalmente a eles, o incentivo é maior ainda, e todos se sentirão mais produtivos. 

- Favorece o clima organizacional 


Os bons profissionais também levam em consideração, além de salários e outros benefícios, o clima organizacional para entrar ou permanecer em uma empresa. E um trabalho de comunicação interna favorece, e muito, um bom clima organizacional. 

- Reduz a rotatividade 


Quando o colaborador se sente parte da empresa, ele deixa de ter vontade de não estar mais ali. Um colaborador motivado incentiva outros a continuarem o trabalho, mantendo assim os benefícios e a qualidade de vida que vem junto com o esforço. As dificuldades passam a diminuir, diante do que se ganha além do salário e benefícios. 

- Ajuda na integração de novos colaboradores 


Logo nos primeiros dias de trabalho dos novos colaboradores, eles verão que o clima do ambiente é bom ou ruim para ali permanecerem. E com colegas motivados, alegres, e que se sentem muito bem naquele ambiente, fará com que os novos desejem ter a mesma sensação que os mais velhos. 

Após uma breve análise da importância de uma comunicação interna, como fazer para criar um plano prático e eficaz de comunicação interna? 

Se você já avaliou que é importante ter um plano de comunicação interna que atenda às necessidades de sua empresa, veja alguns passos a serem seguidos, e que podem fazer você chegar ao seu objetivo: 

Faça uma análise interna da organização 


É importante fazer uma análise interna da organização, ouvindo os colaboradores para que eles contem suas opiniões sobre a empresa ou sobre o clima atual da organização.

Esse levantamento pode ser feito de diversas formas, como por exemplo, uma comunicação através de um questionário de opinião. Uma caixa de sugestões pode ser eficaz, a depender da empresa. Tudo merece ser avaliado. 

Analise também a concorrência 


Mesmo que seus colaboradores sejam seu motivador neste tipo de investimento, é importante saber o que a concorrência já vem aplicando internamente, e se tem alcançado o objetivo.

Com isso, você pode repetir os acertos e evitar os erros, e manter seu ambiente diferenciado e motivado. 

Identifique as falhas 


A comunicação interna, através dos pontos anteriores citados, pode identificar possíveis falhas na comunicação dos colaboradores e como elas poderão ser convertidas em ações de motivação para melhoria dos ambientes e em quais locais os investimentos devem acontecer prioritariamente. 

Defina os principais objetivos do plano 


Após identificar as falhas, entender quais pontos devem ter atenção primeiro e quais os feedbacks de seus colaboradores, o objetivo da comunicação interna já pode começar a ser definido.

A partir dele, é possível estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados. 

Escolha as ferramentas a serem utilizadas 


Depois de definidos os objetivos, é necessário avaliar quais as ferramentas a serem utilizadas para cumprir as metas da comunicação interna.

Este orçamento é importante para que tudo aconteça de acordo com o estipulado no relatório inicial previsto.

Entre os meios de comunicação interna estão os jornais murais, os informativos, e-mails, intranet, redes sociais e TV corporativa. 

Elabore um cronograma 


Escolhidas as ferramentas, o próximo passo é criar um cronograma para executar as ações. Manter um planner sempre ativo e atualizado ajuda também a acompanhar cada passo das ações e verificar cada uma das próximas ações. 

Mensure os resultados 


Após aplicar as ações, verifique os resultados. Ao analisar os resultados de cada ação, a empresa fica sabendo quais são aquelas que mais agradam os colaboradores e contribuem para os bons resultados e quais não foram bem aceitadas e podem ser readaptadas. 

E não esqueça desses passos: 

Seja transparente 


É essencial investir em uma comunicação assertiva, e transparente, porque caso a empresa não se comunique de forma clara com seus colaboradores, isso pode ocasionar a perda de credibilidade e a aceitação de seus colaboradores e prestadores de serviço. 

Ouça seus colaboradores 


Proporcione espaço para que seus colaboradores possam dar um feedback sobre as ações aplicadas ou que serão executadas no ambiente interno. Isso é tão importante quanto a transmissão de opinião e valores. 

Seja bem-humorado 


Um relacionamento bem-humorado vai trazer um êxito muito maior que a comunicação interna “carrancuda”, e certamente trará mais leveza e contribui para o clima organizacional.

Além disso, é fácil manter a atenção de qualquer um quando se tem uma linguagem agradável, do que quando se usa palavras rebuscadas e cheias de seriedade. 

Além de informar, incentive as mudanças 


Além de informar os colaboradores sobre novidades, propósitos e outras questões, utilize a comunicação interna também para ser um agente de mudanças na organização, buscando alinhar o comportamento aos colaboradores aos seus propósitos. 

Utilize canais de comunicação diferentes 


Mesmo que o investimento pareça alto, e seu orçamento é curto, é importante e possível variar os canais para atender preferências e ter mais opções para adaptar o conteúdo de cada ação. 

Conte com profissionais especializados 


Para que a comunicação empresarial como um todo, o que inclui a comunicação interna, seja bem planejada e executada, sua organização pode e deve contar com o auxílio de profissionais especializados.

A VD Comunicação é uma empresa que trabalha diretamente com pequenos negócios e oferta serviços de Assessoria, Consultoria e Mentoria para a melhoria da Comunicação Interna da sua empresa.

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